sábado, 22 de outubro de 2011

Passo a passo: Restaure seu MotoNav que sumiu depois da atualização Android 2.1

Se você fez a atualização OTA da Vivo, e de repente seu Milestone acha que o MotoNav não está instalado, aí vai o passo a passo para que você consiga se achar nos seus trajetos.
Aviso 1: Faça isso por conta e risco seu. Eu testei no meu, e funcionou.
Aviso 2: Para não ter dores de cabeça, não mexi, não alterei, e não fiz nada nem com o Android 2.0 original, não configurei acesso root, e nem fiz nenhum update fora do previsto.
Aviso 3: Pelo menos no meu Milestone, a versão licenciada (ativada) permaneceu ativada, sem problemas.
Como é um passo a passo com várias fotos, dividi este tutorial em algumas partes, que podem ser lidas ali, no link “leia o resto”.
São 4 etapas principais (além do backup, que você já deveria ter feito há muito):


  1. Instale o aplicativo Astro File Manager, que pode ser encontrado no Android Market
  2. Habilitar a instalação de aplicativos que não estejam no Android Market
  3. Fazer a cópia do .APK do MotoNav para o cartão microSD
  4. Desinstalar o MotoNav que parou de funcionar
  5. Instalar o MotoNav novamente, a partir do .APK que você copiou no passo 2
  6. Ser feliz e não se perder (tanto).
Boa sorte e qualquer dúvida, é só me contactar ali pelos comentários.

Habilitar a instalação de aplicativos que não venham diretamente do Android Market


Acesse o aplicativo Configurações do Milestone, e selecione a opção Aplicativos.
Dentro de Aplicativos, habilite a opção Fontes desconhecidas (você poderá desabilitar esta opção depois de reinstalar o MotoNav).

Backup dos aplicativos instalados

Abra o Astro File Manager. Não se assuste (muito). Antes de tudo, vamos fazer um backup dos aplicativos que você já baixou do Android Market.

Clique no botão Menu do Milestone, e escolha a opção Tools. Selecione a opção Application Manager/Backup



Na próxima tela, clique na primeira caixa de seleção [ v ]- ao lado de Backup – para selecionar todos aplicativos. Clique em Backup, e aguarde o término da cópia dos arquivos.

Cópia do .APK original do MotoNav para instalação posterior


Clique no botão voltar, até que a lista de pastas e arquivos seja exibida. Preste atenção na informação de qual pasta você está exibindo a lista (deve ser /sdcard, ali no topo da tela).  Clique no botão Up, para exibir a informação “/” no caminho.

Role a tela para baixo, até encontrar a pasta “system“. Dê um clique sobre ela. Agora procure a pasta “app“, e clique sobre a mesma. A informação de caminho deverá ser semelhante à imagem acima (/system/app). Role a tela, até encontrar o Motonav, ou então encontrar o item com.navngo.igo.javaclient. Dê um clique demorado sobre o item.

Escolha a opção Edit na janela exibida. Outra janela de opções será exibida. Escolha a opção Copy nesta segunda janela, e aguarde a cópia do Motonav para a memória do celular.

Navegue novamente para a pasta /sdcard: clique em Up duas vezes (para ir até a pasta /) e depois selecione a pasta sdcard. Clique no botão Menu do Milestone ou então no botão Edit na barra superior do Astro. Selecione a opção Paste.

Navegue para baixo, até encontrar o Motonav, conforme a figura acima. Pronto: você agora tem uma cópia do aplicativo Motonav em seu cartão microSD.

Desinstalação do Motonav problemático


O que você irá fazer agora é desinstalar o Motonav problemático. Navegue novamente para a pasta /system/app. Agora encontre o Motonav na lista (ou então o arquivo com.navngo.igo.javaclient).

Dê um clique sobre o Motonav, e escolha a opção Open App Manager. Na próxima tela será exibida a opção unInstall. Clique sobre ela, para tirar a referência do aplicativo na lista de aplicativos instalados.
[edit] Caso não seja exibida a opção unInstall, retorne à lista de aplicativos em /system/app e apague o Motonav desta pasta. Dê um clique demorado sobre o Motonav, e escolha, na sequência, as opções Edit e Delete.
[/edit]

[edit2]
Alguns leitores reclamaram que não conseguiram apagar ou desinstalar o Motonav problemático. Minhas dicas:
1- Tentem limpar todos os dados referentes ao aplicativo (Configuração > Aplicativos > Gerenciamento > Limpar dados e cache)
2- Tentem desinstalar o Motonav defeituoso pelo próprio Gerenciador de aplicativos do Android.

Abram o aplicativo de Configuração > Aplicativos > Gerenciar Aplicativos. No botão Menu, escolham Filtro. Selecione Todos e espere a exibição da lista completa.

Naveguem até o Motonav (com.navngo.igo.javaclient) e dêem um clique sobre o aplicativo. Aí é só escolher Desinstalar e pronto.
Quem não conseguir, me avise, que eu tento descobrir mais alguma solução. A última solução é dar um Master Reset no bicho (vai apagar tudo) e tentar fazer o update com ele completamente limpo (depois de fazer o backup em vários lugares, é claro).
[/edit2]


Instalação do .APK do Motonav


Navegue de volta para a pasta do microSD (/sdcard). Encontre o Motonav nesta pasta /sdcard, e dê um clique demorado sobre o nome do aplicativo. Selecione a opção Open App Manager.

Na próxima janela, selecione a opção Install (aqui estou exibindo a opção unInstall). Aguarde a instalação do Motonav.

Pode fechar o Astro File Manager (pressione a tecla Voltar diversas vezes). Verifique se o seu Motonav está operacional novamente. E é isso. Você pode utilizar normalmente o Motonav, seja a versão de testes, ou sua versão ativada. 

credito http://norbies.com.b

Nenhum comentário:

Postar um comentário